
Inspeção dos itens de segurança em ônibus utilizado em fretamento interestadual e/ou internacional, e verificação do atendimento à legislação vigente autorizado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT para operar sob o regime de fretamento.
São necessários para a inspeção a carteira de identidade ou habilitação, documento atual do veículo e Certificado de Cronotacográfo.

A inspeção veicular deve ser feita quando for instalado ou retirado o Kit GNV e anualmente a cada licenciamento do veículo.
Para o caso de instalação Inicial, são necessários a autorização emitida pelo Detran para a inspeção veicular, carteira de identidade ou habilitação, documento atual do veículo, notas fiscais do kit e de instalação, atestado de qualidade emitido por oficina credenciada pelo Inmetro para a adaptação do sistema de GNV.
Para a inspeção anual/periódica, são necessários a carteira de identidade ou habilitação e documento atual do veículo, Selo de GNV anterior, ou, em caso de extravio, declaração devidamente assinada e reconhecida em cartório.
Para a retirada do Kit GNV, após a retirada do sistema GNV instalado, são necessários a autorização emitida pelo Detran para a retirada, carteira de identidade ou habilitação, documento atual do veículo, notas fiscais do serviço de retirada do kit, atestado de qualidade emitido por oficina credenciada ou declaração devidamente assinada.

Inspeção dos itens de segurança e verificação da qualidade/condições de circulação de um veículo para que este seja aceito para atender as normas de uma empresa ou para contratação de seguro.
Para a inspeção de qualidade, são necessários a carteira de identidade ou habilitação e documento atual do veículo.

Inspeção dos itens de segurança que atesta a existência de adaptações para portador de mobilidade reduzida – deficiente físico/PNE para concessão de isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA.
Para a inspeção , são necessários a carteira de identidade ou habilitação e documento atual do veículo.

Inspeção para veículo autorizados a operar no sistema de modalidade transporte escolar
São necessários para a inspeção a carteira de identidade ou habilitação, documento atual do veículo e Certificado de Cronotacográfo.

Deve ser realizada uma inspeção veicular quando qualquer modificação/transformação for feita no veículo, como por exemplo: rebaixamento da suspensão, blindados, adaptação de mecanismos para PNE, inclusão de duplo comando para aprendizagem/auto escola, troca de carroceria, alongamento de chassi, inclusão de dispositivo para evitar o acionamento involuntário de carroceria basculante ou qualquer outra alteração de característica.
Para o caso de modificação/transformação, são necessários a autorização emitida pelo Detran para a inspeção veicular, carteira de identidade ou habilitação, documento atual do veículo (NF de compra quando se tratar de veículo 0 km), notas fiscais dos produtos e serviços utilizados (quando aplicável) na modificação/transformação, Certificado de Cronotacográfo (quando aplicável).
Quando o veículo, após se envolver em um acidente de trânsito, tem o seu dano classificado como média monta, gera uma restrição no Detran, que para ser eliminada, requer uma inspeção veicular.

Para os sinistrados, são necessários a autorização emitida pelo Detran para a inspeção veicular, carteira de identidade ou habilitação e documento atual do veículo.